Programa de Melhoramento Nelore Qualitas

Programa de Melhoramento Nelore Qualitas foi desenhado para ser o mais eficiente sistema de seleção de gado Nelore, com o uso de informações de múltiplos rebanhos tendo como base a experiência da Qualitas Melhoramento Genético no planejamento e execução de programas de melhoramento genético.

Avaliação Funcional

   O Programa de Melhoramento Nelore Qualitas é o único programa de melhoramento genético existente que está trabalhando com avaliação funcional dos seus animais em larga escala.

   O termo avaliação funcional diz respeito a avaliações visuais realizadas sobre os animais em características de importância econômica. Estas características não estão necessariamente ligadas ao padrão racial e a avaliação estética dos animais, mas sim relacionadas a características que impactam na capacidade dos animais desempenharem melhor produtiva e reprodutivamente.

    Todos os animais nascidos no programa são avaliados funcionalmente em idade próxima aos 18 meses de idade para as seguintes características:

  • Reprodução, Úbere (somente fêmeas), Musculosidade, Frame, Aprumos, Cascos, Ossatura, Profundidade, Linha de Dorso, Inclinação de Garupa, Umbigo, Boca, Inserção de Cauda, Pelagem, Temperamento, Desvio de Chanfro, Caracterização Racial e Torção Testicular (somente machos).

    Estas informações e as DEPs de cada animal são ainda utilizadas para o acasalamento de todas as matrizes do programa visando maximizar o ganho genético da próxima geração de animais. Este processo é executado pela Progênie, empresa de Uberlândia que dispõe da tecnologia e pessoal para processar o acasalamento das matrizes do Programa Nelore Qualitas. O investimento neste serviço é tratado diretamente com a Progênie.

    Desta forma o Programa de Melhoramento Nelore Qualitas utiliza todas as ferramentas de seleção disponíveis para buscar o máximo ganho genético nos rebanhos envolvidos no programa.

Nossos Animais